Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Dia da Mulher: O simbolismo de uma luta constante

há 4 anos

O dia 8 de março é lembrado como uma data comemorativa, em que a as mulheres recebem homenagens, flores e presentes. Em que pese todos os mimos merecidamente recebidos, é importante destacar o real sentido desta data, que retrata a luta das mulheres pelo reconhecimento de direitos iguais.

A data foi oficialmente consagrada em 1975 pela Organização das Nações Unidas - ONU, que considerou os 10 anos seguintes como a Década da Mulher, os quais foram marcados por movimentos feministas importantes na busca da igualdade de direitos.

Neste ano, o tema da ONU MULHERES para o Dia Internacional da Mulher é “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.

O tema chama atenção para promoção da concretização dos direitos das mulheres, pois segundo a ONU, nenhum país pode afirmar ter alcançado a igualdade de gênero, pois nem todos os 12 direitos básicos das mulheres, são cumpridos pelos organismos internacionais.

Os 12 direitos básicos das mulheres que devem ser observados por todo o mundo são:

1. Direito à vida; 2. Direito à liberdade e a segurança pessoal; 3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação; 4. Direito à liberdade de pensamento; 5. Direito à informação e a educação; 6. Direito à privacidade; 7. Direito à saúde e a proteção; 8.Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família; 9.Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los; 10. Direito aos benefícios do progresso científico; 11. Direito à liberdade de reunião e participação política; 12.Direito a não ser submetida a torturas e maus-tratos;

Tais direitos embora muito básicos e fundamentais, foram por muitos anos negados às mulheres, reflexo de uma sociedade patriarcal, responsável pela violação ao Direito das Mulheres no mundo, por conceber que a mulher não merecia a mesma posição que o homem na sociedade.

Foram necessárias muitas discussões, muitas lutas e resistências para que houvesse alterações nas normas internacionais e brasileiras, e ainda é necessárias, pois como afirma Simone de Beauvoir, "basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados"

O dia 08 de março é a simbologia de uma luta constante, é uma data que nos permite a reflexão sobre as muitas desigualdades ainda existentes, tais como diferenças salariais entre homens e mulheres, violência contra mulher, feminicídio, assédio sexual e moral, dificuldade de acesso aos cargos de alto escalão, entre outras disparidades.

De nada adianta uma legislação que assegura direitos, mas não os efetiva por meio de políticas públicas. No discurso não há preconceitos e diferenças, mas a prática revela outra realidade e datas como estas, devem ser comemoradas e refletidas.

Publicação sujeita à direitos autorais de Ribeiro & Macedo Advogados

www.ribeiromacedo.com.br

  • Sobre o autorCompliace Tributário, Trabalhista e Previdenciário
  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-da-mulher-o-simbolismo-de-uma-luta-constante/816546957

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que ótimo texto! Sejam muito bem vindos à Comunidade do Jus!
A luta das mulheres é e sempre será constante... Importantíssimo falar não só nesse dia em especial.
Obrigada pelo texto, pessoal! continuar lendo

Obrigada pela recepção maravilhosa! Seja bem vinda à nossa página, nos siga também para acompanhar nossas publicações, será uma honra tê-la conosco.

O direito das mulheres são sempre questionados, por isso é tão importante debates construtivos e reflexões sobre o tema. continuar lendo

Só queria que me mostrassem um direito a menos que a mulher possui em relação ao homem. No aguardo. continuar lendo

Graças às evoluções sociais e jurídicas, os direitos de homens e mulheres são iguais, no entanto o que se discute é a implementação desses direitos na vida real, não basta apenas estar escrito, ele deve ser efetivado.

No direito é assegurado igualdade salarial entre homens e mulheres, na vida real o que temos é a diferença gritante, segundo a pesquisa do IBGE divulgada em 2019, as mulheres ganham 20,5% a menos que os homens.

No texto há outros exemplos dessas desigualdades ainda existentes e reforçamos mais uma vez: altos índices de violência contra mulher, feminicídio, assédio sexual e moral, dificuldade de acesso aos cargos de alto escalão de empresas privadas e do setor público, além de outras disparidades.

O direito escrito, não significa direito efetivo, por isso é importante a reflexão e a busca constante das mulheres na evolução jurídica, social, cultural e política do nosso país. continuar lendo